domingo, 5 de junho de 2011

Celebração do Dia!

05 DE JUNHO
Celebração de Domnia, a padroeira celta dos menires e dólmens, homenageada na Irlanda com procissões e rituais nos círculos de pedras.
Nos países eslavos, os menires eram chamados Kamenaia Baba ou “as mães de pedra”. Esses monolitos arredondados eram de origem cita, sendo feitas neles inscrições com imagens de animais, serpentes e mulheres segurando chifres. Oferendas de lã, leite e óleo de linhaça eram feitas pelos camponeses, que pediam força e saúde para si e para seus animais.
Comemoração celta de Sheela na Gig, antiga deusa irlandesa da fertilidade, da vida e da morte. Era representada como uma mulher velha, esquelética, abrindo com as mãos sua vulva exageradamente grande, simbolizando o portal da vida. Suas figuras foram usadas, posteriormente, pelos padres cristãos como adornos nas igrejas para representar os “demônios” da sexualidade e do pecado.
Dança do Milho dos índios Pueblo, no Novo México, dedicada às deusas da chuva e da terra, respectivamente “A Mulher que Muda” e “A Mulher Aranha”.
Retirada da estátua de Hathor de seu templo em Dendera, iniciando-se a procissão com barcos até Edfu.
Dia Mundial do Meio Ambiente.

Fonte: Teia de Thea